Parceria entre SOBRAMH e governo do ES encerrou capacitação com a Carta da Medicina Hospitalar
O módulo “Medicina Hospitalar III” encerrou o curso de formação promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) e o governo do Espírito Santo. A iniciativa reuniu profissionais dos hospitais do estado neste final de semana, de 13 a 15 de dezembro, em Vitória. Na pauta, os preceitos do ensino e a gestão de custos aplicados ao modelo, de que modo o hospitalista deve atuar visando a custo efetividade do sistema de saúde e como montar um serviço de Medicina Hospitalar.
As atividades estiveram a cargo do presidente da SOBRAMH, André Wajner, e do médico Claudio Manoel Soares Nunes, diretor técnico do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua (PA), e membro da diretoria da Sociedade. Eles levaram aos alunos a discussão sobre os desafios em comunicação, trabalho em equipe, percepção dos riscos e desfechos clínicos. Também foram apresentados exemplos reais de sucesso em questões epidemiológicas afetadas diretamente pelo modelo, com índices prognósticos e redução de custos. “Realizamos uma dinâmica de formação de serviços de Medicina Hospitalar em dois tipos de hospital, um com perfil clínico e o outro clínico e cirúrgico. A turma foi dividida em três grupos que apresentaram suas propostas estruturais, de processo e resultados esperados. Foi muito intensa a discussão”, destacou Claudio.
Carta da Medicina Hospitalar
Outro ponto marcante do encontro foi a elaboração de uma nova carta sobre Medicina Hospitalar, a exemplo do que ocorreu no primeiro módulo do curso, em julho desse ano, quando os alunos apresentaram as expectativas sobre a formação. De acordo com Claudio, “na segunda carta, constatamos que o aprendizado foi transformador, com vários exemplos apresentados de condutas inovadoras nos hospitais”. Além disso, ele acrescenta: “Os alunos deram sugestões absolutamente pertinentes para nosso aperfeiçoamento e fizeram avaliação bastante positiva quanto a inovação e empreendedorismo”.
Parceria SOBRAMH e ICEPi
O último módulo do Curso de Formação de Supervisores em Medicina Hospitalar encerrou o ciclo que iniciou no mês de julho, totalizando oito encontros, viabilizados pela assinatura de um termo de cooperação entre a SOBRAMH e o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) — ligado ao governo do ES. O objetivo é fortalecer a estratégia do governo estadual em mudar o modelo de atenção hospitalar, que passará a ser centrado no usuário, com maior compreensão de fluxos assistenciais e institucionais.