Quem está à frente da entidade é o hospitalista Mariano de La Serna
A Argentina já conta com a primeira associação de Medicina Hospitalar do país. No mês de julho, foi criada a Associação de Medicina Hospitalar do Hospital Italiano La Plata (AMHITAL), na Cidade de La Plata, capital da província de Buenos Aires
O conselheiro internacional da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH), Mariano de La Serna, foi escolhido como presidente da AMHITAL, cuja diretoria foi eleita para um período de dois anos. Ele afirma que o nascimento da associação surge como uma necessidade do próprio hospital, onde a Medicina Hospitalar faz parte do seu plano estratégico.
“O Hospital Italiano de La Plata tem como referência a gestão da qualidade. Portanto, o desafio colocado pelo modelo é gerar consenso entre os atores envolvidos na assistência ao paciente, colocando-o como o centro do processo a partir do qual gira toda a atenção à saúde”, afirma Mariano.
Objetivos
De acordo com Mariano de La Serna, o objetivo da entidade recém criada é disseminar os princípios da Medicina Hospitalar. O que vai ser feito entre os associados e em áreas de atuação da especialidade clínica, bem como dentro da comunidade científica em geral e no campo da comunidade não médica. “Assim, podemos trabalhar para profissionalizar e priorizar a especialidade de Medicina Hospitalar”, reforça.
Dessa forma, o presidente da AMHITAL destaca que a entidade quer gerar e disseminar conhecimentos específicos sobre a disciplina. “Tudo isso a fim de demonstrar, a partir de evidências científicas, as vantagens do modelo assistencial hospitalista. Tanto para os pacientes, quanto para a sustentabilidade e efetividade do sistema de saúde “, diz.
Para o médico, fortalecer a Medicina Hospitalar faz toda a diferença. “Temos um modelo disruptivo, de mudança do modelo de assistência médica tradicional (médico hegemônico) e que pode ser descrito a partir de uma fórmula empírica definida como a soma entre Qualidade, Acessibilidade e Segurança, dividida pelos Custos”, defende.
Hospital Italiano La Plata
O Hospital Italiano La Plata foi criado em 1886, quatro anos depois da fundação da cidade de La Plata. Trata-se de uma instituição comunitária, sem fins lucrativo e de alta complexidade. Atualmente, conta com cerca de 280 leitos de atendimento em diversas especialidades.