Presidente e conselheiros internacionais da Sobramh participaram de congresso, em Buenos Aires
O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (Sobramh), André Wajner, representou o país durante o VIII Congresso Internacional de Medicina Hospitalar e V Congresso Argentino de Medicina Interna e Clínica Médica, que foram realizados em Buenos Aires, de 19 a 22 de novembro. O evento reuniu profissionais do mundo todo no Centro de Convenções da Universidad Católica Argentina, em Puerto Madero. A realização ficou à cargo da Sociedade de Medicina Interna de Buenos Aires (SMIBA) e Sociedade Argentina de Medicina (SAM), com diversas atividades paralelas.
No dia 21, o presidente da Sobramh levou aos colegas as estratégias para diminuir o tempo de internação, com relatos de casos de sucesso de Medicina Hospitalar, no Brasil. Na sequência, os conselheiros internacionais da sociedade, o argentino Mariano de la Serna, e o chileno Andrés Aizman, falaram dos resultados obtidos com o modelo hospitalista, em instituições em que atuam. Wajner também palestrou sobre o comanejo clínico-cirúrgico e de que maneira modelos assistenciais com hospitalistas podem melhorar o atendimento do paciente cirúrgico, também incluindo relatos de sucesso.
Troca de experiências
Para Wajner, a participação da Sobramh reforçou a importância da troca de experiências com hospitais e redes de outros países. “Vimos que na Argentina os problemas assistenciais e econômicos vivenciados no sistema de saúde são muito semelhantes com os do Brasil. Além disso, o modelo de Medicina Hospitalar e de comanejo cirúrgico também se parecem”, afirma. Mas o hospitalista destaca que o modelo brasileiro se encontra em maior expansão, no que se refere à velocidade de implementação, em diversos hospitais públicos e privados (confira mais aqui). “Aprendemos com nossos vizinhos argentinos e eles, principalmente, com a gente, na busca do crescimento mais rápido do modelo nas instituições do país”, reforça.