Com métodos ágeis de implementação de projetos, a SOBRAMH se reúne periodicamente com os hospitais para acompanhar a efetividade das ações.
A qualidade na gestão de serviços de saúde está atrelada aos processos de melhoria contínua, envolvendo as atividades assistenciais e administrativas. É com esse pensamento, que a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) tem desenvolvido planos de ações, junto às equipes de Medicina Hospitalista do Espírito Santo, com o objetivo de atingir as metas dos indicadores internos, mitigar possíveis riscos e ampliar a comunicação entre as equipes.
Como norteador, os sete hospitais públicos que a SOBRAMH assiste no ES, se reúnem periodicamente com a equipe de tutores da entidade e discutem seus planos de ações e atividades que devem ser desenvolvidas, com aplicação de métodos ágeis e ampla comunicação visual.
Como forma de acompanhamento, os hospitais utilizam um quadro denominado “Melhoria Contínua” – que fica visível em uma área de fácil acesso da equipe assistencial, para que juntos, os profissionais possam discutir as ações e traçar metas e tratativas das atividades.
A ação tem dado certo no Hospital Estadual Dório Silva (HDS), localizado na cidade de Serra, região metropolitana da Grande Vitória.
Segundo a enfermeira da equipe de Medicina Hospitalista do HDS, Bruna Chiabai a atividade tem sido assertiva para alinhar os processos de trabalho.
“Nós nos reunimos de duas a três vezes na semana e apresentamos as dificuldades do hospital, que geram tarefas. Com esse quadro, podemos apadrinhar as tarefas e acompanhar os prazos para a resolução e os obstáculos que impedem para que as ações sejam realizadas”, disse a enfermeira.
Em complemento às atividades dos hospitais, periodicamente a equipe de consultores da SOBRAMH se reúne com os supervisores de Medicina Hospitalista, e realizam uma conferência das atividades propostas, também denominada revisão de Sprint.
“Além de verificar a assertividade das atividades desenvolvidas nas unidades hospitalares, o revisão do Sprint é um norteador das práticas assistenciais, pois contribui no alinhamento entre os profissionais, aumentando a produtividade e evitando desperdício de tempo”, explicou o médico consultor da SOBRAMH, Altemar Paigel.
Para Altemar, que conduz o as atividades de monitoramento dos Sprint com os hospitais, a metodologia de trabalho não pode ser considerada mais uma reunião, mas uma oportunidade de ampliar a resolutividade das ações, com benefícios para uma assistência segura e de qualidade.
Parceria SOBRAMH e ICEPI
O trabalho que a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar realiza em sete hospitais do Espírito Santo é por meio de assinatura de um termo de cooperação com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI) , ligado ao governo capixaba.
A parceria entre a SOBRAMH e o Governo do Espírito Santo tem como objetivo fortalecer a estratégia do governo estadual em mudar o modelo de atenção hospitalar – com foco centrado no usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), com assertividade nas atividades de fluxos assistenciais e institucionais.