Parceria entre Sobramh e governo do estado realizou o primeiro módulo de novembro
De 8 a 10 de novembro, a Sociedade Brasileira da Medicina Hospitalar (Sobramh) realizou mais uma etapa do curso de formação em Medicina Hospitalar, na cidade de Vitória. A iniciativa reuniu profissionais de seis hospitais do estado, em uma parceria da Sobramh com o governo do Espírito Santo e que já está no sexto módulo. Neste mês, serão dois finais de semana de capacitação e o próximo está marcado de 22 a 24 de novembro.
O tema “Transição de Cuidados e Desospitalização” foi levado aos participantes com atividades teóricas e práticas, incluindo os tópicos sobre estratégias de desospitalização por meio do LeanHealthcare, estratégias para otimização do fluxo intra-hospitalar, regulação do sistema de saúde, transição de cuidados efetiva e Núcleo Interno de Regulação (NIR): como implementar?.
NIR
O médico hospitalista Vinícius Sabedot Soares foi um dos palestrantes do módulo. Ele explanou sobre o NIR e levou um pouco da experiência como um dos elaboradores do manual disponibilizado pelo Ministério da Saúde, cujo objetivo é auxiliar os hospitais no monitoramento do paciente desde a internação até a alta.
Segundo Vinícius, que já palestrou em outros módulos do curso, como a atuação do médico hospitalista não melhora apenas o resultado para o paciente, mas, também, os processos e rotinas do hospital, a gestão dos leitos pela implementação do Núcleo é potencializada. “Quando executado em sinergia com uma equipe de Medicina Hospitalar, o NIR garante o uso eficiente e racional da capacidade instalada da instituição, com maior giro dos leitos”, afirma. De acordo com o médico, “isso se reflete em ampliação do acesso ao serviço de internação hospitalar para toda a população, sem necessitar a abertura de mais leitos”.
Vinícius vê a parceria da Sobramh com o governo como uma importante iniciativa para qualificar a Rede de Atenção à Saúde do Espírito Santo. Ele reforça que o modelo deve ser considerado uma estratégia para melhorar o acesso à saúde, integrando iniciativas e políticas públicas que promovam a equidade e integralidade dos cuidados em saúde. “A implantação de Medicina Hospitalar gera resultados para além dos limites do hospital, impactando o fluxo dos pacientes por todo o Sistema de Saúde”, destaca.
Termo de cooperação
O Curso de Formação de Supervisores em Medicina Hospitalar é resultado da assinatura de um termo de cooperação entre o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) — ligado ao governo do ES — e a Sobramh, firmado no mês de junho. Dessa forma, são oito módulos que serão realizados até o final do ano. A intenção é fortalecer a estratégia do governo estadual em mudar o modelo de atenção hospitalar. Assim, o modelo será centrado no usuário, com maior compreensão de fluxos assistenciais e institucionais.