Formação de Supervisores em Medicina Hospitalar acontece de julho a dezembro
Em parceria com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo, a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (Sobramh) realizou mais uma edição do Curso de Formação de Supervisores em Medicina Hospitalar. A iniciativa aconteceu no último final de semana, em Vitória, reunindo médicos, enfermeiros e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de seis hospitais do ES. O objetivo é o treinamento desses profissionais para a implantação da Medicina Hospitalar nas instituições onde atuam.
O módulo IV do curso teve como tema Governança Clínica e Qualidade Assistencial, ministrado pelos médicos hospitalistas e especialistas em gestão, Vinicius Sabedot Soares e Altemar Paigel. Ao todo, foram três dias de aulas teóricas e práticas de capacitação, quando foram abordados desde o valor do hospitalista como vetor de qualidade na assistência hospitalar, até a importância da governança clínica para a sustentabilidade do sistema de saúde.
Segundo Vinícius, o feedback imediato recebido dos participantes tem sido muito positivo, tendo como resultado o sucesso da inciativa. “Os alunos estavam muito interessados e engajados nas atividades práticas, tornando a experiência excelente, com bastante troca de experiências e discussões”, destacou o hospitalista.
Termo de cooperação
O Curso de Formação de Supervisores em Medicina Hospitalar é resultado da assinatura de um termo de cooperação entre o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) — ligado ao governo do ES — e a Sobramh, firmado no mês de junho. Ao todo, são oito módulos que serão realizados até o final do ano. Dessa forma, a ideia é fortalecer a estratégia do governo estadual em mudar o modelo de atenção hospitalar, que será centrado no usuário, com maior compreensão de fluxos assistenciais e institucionais.