A medicina hospitalar é uma especialidade médica que surgiu num contexto de necessidade por melhorias na qualidade assistencial dos pacientes hospitalizados. Com uma atuação focada na qualidade assistencial e segurança do paciente hospitalizado, grupos de médicos hospitalistas fizeram com que a especialidade tivesse um crescimento sem precedentes nas últimas duas décadas, perfazendo mais de 60 mil profissionais nos EUA atualmente.

As evidências de melhoria no cuidado dos pacientes, com diminuição no tempo de internação, otimização dos recursos e diminuição dos custos e melhora em desfechos relacionados à qualidade assistencial, levou, em 2007, um grupo de médicos do sul do Brasil a fundar a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH). Essa Associação surgiu devido à necessidade de criar-se uma entidade para congregar médicos hospitalistas em torno de um grande objetivo: promover, no Brasil, os princípios básicos da Medicina Hospitalar, como a melhora assistencial, segurança ao paciente junto com a  otimização de recursos e aplicação de modelos de gestão eficientes nos núcleos hospitalares.

Desde o início, a SOBRAMH associou seu trabalho com instituições renomadas internacionalmente como a Mayo Clinic (eleito o melhor hospital do mundo) e a American College of Physicians (maior sociedade de especialidade médica do mundo). Essa parceria se concretiza em cursos e eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar, com a presença de médicos,  gestores e equipe multidisciplinar, além de professores  dos Estados Unidos, promovendo a difusão do conhecimento médico para o contexto de trabalho do médico brasileiro.

Acreditamos nas palavras de Laurence McMahon em editorial publicado no New England Journal of Medicine: “A Medicina Hospitalar veio para ficar, e transformou o cuidado aos pacientes hospitalizados”.