A Liga Acadêmica de Medicina Hospitalar (LIAMH) foi fundada em setembro de 2016, por acadêmicos de quatro universidades do Rio Grande do Sul (ULBRA, UFCSPA, UFRGS, PUCRS) em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH). A medicina hospitalar, já amplamente difundida em outros países, ainda está em crescimento no Brasil.

A LIAMH tem o intuito de esclarecer à comunidade acadêmica a abrangência da medicina hospitalar e do médico hospitalista. A Liga promove o conhecimento da medicina hospitalar por meio de atividades teórico-práticas, contribui para uma formação médica mais completa e atualizada e demonstrar a importância dessa especialidade no sistema de saúde brasileiro público e privado.

Ao familiarizar-se com os conceitos de medicina hospitalar, entende-se que o médico hospitalista complementa o modelo tradicional de médico clínico, através de uma formação extensa em perioperatório, segurança do paciente, gestão hospitalar, liderança e comunicação. Por isso, tem-se a convicção que uma liga acadêmica destinada a medicina hospitalar é um estímulo aos estudantes na introdução dos tópicos da especialidade no meio acadêmico e na sua disseminação, atualizando, assim, a formação médica.