Iniciativa holandesa é voltada para quem está na linha de frente contra a Covid-19
O estresss tem marcado a rotina dos profissionais da saúde, devido à nova realidade causada pela pandemia de Covid-19. Pensando em como ajudar quem está na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus, o Instituto Bert Hellinger da Holanda (BHIN) criou um manual com dicas sobre saúde mental e resiliência para profissionais de saúde.
Quer conhecer o material? A Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) disponibiliza o manual de saúde mental para profissionais de saúde. Acesse aqui!
Com o título de “COVID-19: Mãos extras para a saúde”, o material é voltado para chefes de equipes de saúde, incentivando a união entre os profissionais. Assinado por Petra Derks, Barbara Hoogenboom, Aletha Steijns, Jakob van Wielink e Gerard Kruithof, o manual já foi traduzido para 12 idiomas. Barbara é uma das diretoras do instituto, que desde 2000 é centro de treinamento, conhecimento e pesquisa para trabalho sistêmico.
Pesquisa
Uma pesquisa publicada pelo Jornal da Associação Médica Americana, realizada entre profissionais de saúde da China envolvidos com pacientes de COVID-19, apontou que 50,4% apresentam sintomas de depressão. Além disso, 71,5% estão com sintomas de sofrimento psíquico, 44,6% relataram ansiedade e 34% insônia. Fora ouvidos 1.257 pessoas, em 34 hospitais, clínicas e enfermarias, que relataram sintomas de depressão, ansiedade, insônia, e angústia.