SOBRAMH também está com seus canais abertos aos profissionais da saúde
Desda a última quinta-feira (26), um canal exclusivo do Ministério da Saúde tira dúvidas sobre a COVID -19 pelo WhatsApp. O objetivo é fornecer orientações sobre a doença, o tratamento e até mesmo protocolo de atendimento para profissionais dos postos de saúde. Desta forma, a ferramenta busca esclarecer dúvidas, auxilia no diagnóstico, informa sobre rede de assistência, além de orientar as equipes.
O número disponível é o +55 (61) 9938-0031. Basta incluir na agenda do telefone e iniciar uma conversa com um “Oi”. Segundo o MS, um robô de atendimento automático receberá perguntas e fornecerá orientações sobre o coronavírus. A programação inclui recomendações sobre como agir em casos suspeitos, formas de contaminação, prevenção, ações do Ministério e desmistificação de boatos sobre o vírus. Até a tarde de quinta-feira, os dados oficiais apontavam 2.915 casos confirmados e 77 óbitos.
A iniciativa de utilização do WhatsApp está sendo oferecida pelo Facebook — proprietário do aplicativo de mensagens — aos países como uma forma de auxiliar no combate à pandemia. Segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta, “a ferramenta permitirá mais um contato imediato do cidadão com as diretrizes oficiais e informações verídicas, diretamente da fonte, evitando equívocos em um momento de cuidado extremo”.
Canais da SOBRAMH
A Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) ressalta que todos os seus canais estão disponíveis para que os hospitalistas possam buscar esclarecimentos sobre o novo coronavírus. A SOBRAMH também disponibiliza no site o acesso ao Plano de Catástrofe COVID-19, do Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde (Lean nas Emergências). O material pode ser conferido não apenas pelos médicos, mas por todos os profissionais da área saúde. A iniciativa da Sociedade visa fornecer informações para auxiliar as instituições em meio a pandemia da COVID-19 e o aumento da demanda de pacientes.