Artigo mostra que inovação e compartilhamento são fundamentais na prevenção de infecções
O alto índice de profissionais da saúde infectados pela Covid-19, principalmente quem está na linha de frente no combate à pandemia, como os hospitalistas, tem levado à várias reflexões. E o que a Medicina Hospitalar pode aprender com isso? Em recente artigo da Society of Hospital Medicine, foi colocado em debate que, apesar da clareza sobre a falta de planejamento e investimentos na segurança destes profissionais, lições podem ser tiradas desse contexto.
Entre elas estão as inovações apresentadas para conter a infeção, como nas questões sobre diagnóstico e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Dessa forma, surgem estratégias para lidar com a falta de EPIs e maneiras criativas de conter a contaminação, a exemplo do uso de drones na entrega de equipamentos e realização de tarefas como descontaminação.
Além disso, o texto também alerta para a quantidade sem precedentes de dados sobre o novo coronavírus que estão sendo gerados e compartilhados. Isso facilita ações urgentes, fazendo com que iniciativas de outros países possam ser adaptadas para garantir a prevenção de infecções.
Leia o texto completo aqui.