André Wajner participou do programa Valor em Saúde, exibido pela web
A importância da Medicina Hospitalar em meio à pandemia da Covid-19 foi a pauta da entrevista do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH), André Wajner, no programa Valor em Saúde, na última terça-feira (07). O programa foi exibido via web pela allTV, de São Paulo, apresentado por Tânia Machado, CEO da TMJobs e membro do Instituto Brasileiro de Valor em Saúde (IBRAVS). O objetivo do canal é reunir lideranças do setor para falar sobre gestão e governança, bem como compartilhar experiências.
Assista a entrevista completa aqui.
Wajner ressaltou o papel de destaque que os hospitalistas estão tendo em meio à pandemia da Covid-19, na efetivação de altas o mais precocemente possível, para garantir leitos que atendam à crescente demanda de pacientes. A SOBRAMH defende que os hospitais tenham desenhado a presença do emergencista na emergência, do hospitalista na enfermaria e do intensivista na UTI. “Não tem momento mais oportuno, como esse que estamos vivendo, que se comprove a importância de se ter essa estrutura, pois o paciente de coronavírus precisa ser visto pelo menor número de profissionais possível, concentrado no médico hospitalista”, afirma.
Tendência mundial
Durante a entrevista, ele contou um pouco da história da Medicina Hospitalar, desde o surgimento, no final dos anos 90, até os dias de hoje. E também sobre a criação da SOBRAMH, em 2007, como representante do modelo, no país. Ainda relatou que boa parte dos hospitais do Brasil, tanto privados como públicos, contam com a atuação de hospitalistas, o que já é uma tendência em diversos países. De acordo com Wajner, “a exemplo de EUA, Canadá, Austrália e Inglaterra, está se voltando a ter a presença de um generalista no hospital, que é o especialista em Medicina Hospitalar, que cuida e entende muito sobre hospital”.