Depoimento
Em mais um depoimento sobre o projeto de implementação da Medicina Hospitalar no Espírito Santo, a diretora técnica do Hospital Estadual de Vila Velha reforça o que mudou com o trabalho realizado pelas equipes hospitalistas.
Para Daniela Mill Damasceno, o maior giro de leito tem sido uma característica marcante, ou seja, mais pacientes podem ter acesso ao mesmo leito hospitalar. Uma excelente notícia em tempos de alta demanda de pacientes!
Hospital e Maternidade Silvio Avidos
O Hospital e Maternidade Silvio Avidos (HMSA) fica localizado em Colatina, maior cidade do Noroeste do Espírito Santo, considerada um polo regional de saúde. Ele é um dos quatro hospitais estaduais que contam com o projeto de implementação da Medicina Hospitalar, realizado pela SOBRAMH em parceria com o governo capixaba.
A equipe treinada pelos nossos hospitalistas vem atuando desde o ano passado, garantindo também o atendimento os pacientes da Covid-19, a partir da aplicação de um modelo que tem como foco a qualidade e a segurança assistencial. Um desafio que tem sido cumprido com excelentes resultados.
Enfermeiro e Enfermeira Hospitalista
O enfermeiro e a enfermeira hospitalista têm papel fundamental no modelo de Medicina Hospitalar. São eles que garantem a resolutividade na execução das atividades assistenciais. Sem falar que representam o elo de ligação entre os profissionais da equipe multidisciplinar.
Na quinta-feira à noite (15), os enfermeiros hospitalistas que atuam no projeto da SOBRAMH no Espírito Santo, estiveram reunidos de forma on-line com a nossa equipe. Mais uma atividade de alinhamento das ações da implementação do modelo assistencial no Hospital Estadual de Vila Velha, Hospital e Maternidade Silvio Avidos, Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória e Hospital Estadual Dório Silva.
Depoimento
Para a Medicina Hospitalar, o cuidado com o paciente vai além de diagnósticos e tratamentos. É também garantir acolhimento, fazer com que ele se sinta amparado nas suas necessidades. E saber o nome dos profissionais que estão ao seu lado é parte desse processo.
Confira o depoimento da enfermeira hospitalista Cintia Bastos, do Hospital Estadual Dorio Silva, localizado no município de Serra (ES), e que fala um pouco sobre isso. O HEDS faz parte do nosso projeto de implementação do modelo assistencial de Medicina Hospitalar em quatro hospitais da rede pública capixaba.
Visita Multiprofissional
Toda a semana, o Serviço de Medicina Hospitalar do Hospital e Maternidade Sílvio Avidos (HMSA) realiza a visita multiprofissional aos pacientes internados. É durante esse momento que acontece a troca de informações entre a equipe multidisciplinar, para garantir o alinhamento do plano terapêutico do paciente. Uma comunicação que a Medicina Hospitalar considera fundamental para a qualidade e segurança assistencial de quem precisa do cuidado.
Na foto, a nossa equipe acompanha o trabalho realizado pela médica, enfermeira, fisioterapeuta e a responsável pela regulação de leitos do HMSA. O hospital é uma das quatro instituições da rede pública do Espírito Santo que conta com a implementação do modelo assistencial de Medicina Hospitalar, em uma parceria pioneira entre a SOBRAMH e o Governo do Estado do Espírito Santo.
Equipe crescendo
No mês de abril, o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) deu as boas-vindas à nova supervisora do Serviço de Medicina Hospitalar, a médica Fernanda Jusan Fiorot, bem como para as enfermeiras hospitalistas Luana Santi de Jesus e Thamiles Andrade Santiago.
Durante a visita mensal aos hospitais que fazem parte do projeto da SOBRAMH no Espírito Santo, o médico tutor Fabricio Fonseca recebeu as profissionais em uma reunião de alinhamento sobre as funções a serem exercidas, bem como de atualização do trabalho realizado. “Tenho certeza que todas elas serão um grande ganho para o hospital e para o projeto”, ressaltou Fabrício.
O HINSG é um dos hospitais da rede pública capixaba onde o modelo assistencial de Medicina Hospitalar já é realidade, com excelentes resultados de indicadores assistenciais.