Artigo foi publicado na Intensive Care Medicine e conta com a participação 92 UTIs, incluindo todas as unidades da Rede D´Or São Luiz
O secretário-geral da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH), Alexandre Carvalho, é um dos autores do recente artigo publicado na Intensive Care Medicine, plataforma de publicações voltadas à área de Medicina Intensiva. O texto se refere a um estudo nacional que buscou descrever as tendências dos resultados das internações não planejadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de pacientes com câncer. A pesquisa foi capitaneada pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e é a primeira que conta com a participação de todas as UTIs da Rede D’Or São Luiz.
Leia o artigo 👉 AQUI
Alexandre é coordenador da UTI Geral Adulto do UDI Hospital, em São Luís (MA), a qual pertence a Rede D’Or São Luiz. Ele explica que a pesquisa foi realizada em um período de oito anos (2011-2019) e envolveu 92 unidades — incluindo todas as unidades da rede, em um total de 32.096 pacientes. Seus principais resultados demonstraram que o uso de leitos por pacientes com câncer aumentou 30%, bem como a mortalidade caiu 9,2%.
Segundo ele, o estudo permitiu mostrar que, nos últimos oitos anos, os cuidados em terapia intensava melhoraram para aos pacientes com câncer. Fato que culminou com uma menor taxa de mortalidade e na maior utilização de leitos de UTI para esses pacientes. “Isso mostra que há benefícios no tratamento intensivo para esses pacientes com bom prognóstico. Também desmitifica a questão de que pacientes com câncer, à princípio, não seriam candidatos a UTI. O que cada vez tem sido menos verdade”, ressalta.