top of page

Hospitais do Espírito Santo reforçam o comprometimento na qualidade assistencial com a implementação


A medicina hospitalar é um modelo de atendimento, cujo principal objetivo é propiciar uma atenção rápida e efetiva para atender as necessidades do paciente hospitalizado, com envolvimento contínuo da equipe multidisciplinar e participação dos pacientes e seus familiares.


Muitas instituições têm aprimorado a assistência com a aquisição deste processo de cuidado. É o caso de sete hospitais públicos, administrados pelo governo do Espírito Santo.


Desde 2021, o estado capixaba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) tem implementado os processos de trabalhos da medicina hospitalar nos hospitais: Hospital Estadual Dório Silva (HDS), na cidade da Serra, Região Metropolitana da Grande Vitória; Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória – Unidade Milena Gottardi; Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HEINSG), unidade Santa Lúcia, em Vitória; Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV), em Vila Velha; Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica, Região Metropolitana da Grande Vitória; Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, norte capixaba; Hospital Maternidade Silvio Ávidos (HMSA), em Colatina; Hospital São José do Calçado em São José do Calçado, sul capixaba


O investimento tem impactado direto na assistência e os resultados apontam: melhoria na gestão do corpo clínico, mais envolvimento das equipes durante as atividades assistenciais, por meio de rounds e visita multidisciplinares – favorecendo na redução do tempo médio de permanência e giro de leitos.


Na prática, o modelo melhora o desempenho dos hospitais, com aplicação de técnicas de qualidade e construção de processos. No caso dos hospitais públicos do Espírito Santo, os gestores acompanham os números de atendimentos, tendo como referência Indicadores assistenciais, divididos de Perfil Clínico e de Performance e Resultado.

Com os indicadores, é possível mapear as rotinas assistenciais, como tempo de permanência, previsão de alta, saídas detalhadas por munícipios e atendimento dos pacientes cirúrgicos, considerando a implementação de comanejo.


O presidente da SOBRAMH, Rogério Palmeira afirma que a implementação do método de MH nos hospitais requer uma visão estratégica complementar para propiciar sustentabilidade e continuidade nos processos, com resultados de médio e longo prazo, com envolvimento dos profissionais que estão na assistência direta ao paciente e da alta gestão das unidades hospitalares. “O modelo hospitalista promove e fortalece a assistência multidisciplinar, onde é indispensável um ambiente colaborativo, com envolvimento da equipe assistencial e da alta gestão”, disse o presidente.


Na percepção de Palmeira, um dos grandes desafios da MH é a mudança de cultura, por isso, é fundamental investir na qualificação dos profissionais. O Espírito Santo é o pioneiro na formação de supervisores em Medicina Hospitalar. “Qualificar os profissionais é o caminho para se beneficiar dos bons resultados que a medicina hospitalar propicia na assistência. No caso dos hospitais capixaba, a equipe de MH participa periodicamente de capacitações e faz parte da primeira turma de especialização de MH no Brasil, com a ministração de aulas, envolvendo profissionais com expertise em qualidade assistencial, gestão hospitalar e saúde pública”, concluiu.


A Medicina Hospitalar no Espírito Santo


O trabalho que a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar realiza em sete hospitais do Espírito Santo é por meio de assinatura de um termo de cooperação com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI), ligado à Secretaria de Estado das Saúde e Organização Panamericana de Saúde (OPAS).


As parcerias têm como objetivo fortalecer a estratégia do governo estadual em mudar o modelo de atenção hospitalar – com foco centrado no usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), com assertividade nas atividades de fluxos assistenciais, institucionais e pela otimização da ocupação dos leitos dos hospitais da rede pública do Estado do Espírito Santo.





Comments


Notícias
Artigos e Atualidades
Cursos e Treinamentos
Congressos e Seminários
logo-sobrahm-2-branco.png

Eu gostaria de receber novidades e atualizações

Obrigado(a)!

A Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar surgiu em 2007, junto com a necessidade de criar uma entidade para congregar médicos hospitalistas em torno de um grande objetivo: promover a melhora assistencial e segurança ao paciente e, ao mesmo tempo, otimizar recursos e aplicar modelos de gestão eficientes nos núcleos hospitalares.

(51) 8062.0262

sobramh@sobramh.com.br

 

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

ASSOCIAÇÃO SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA HOSPITALAR:
RUA EVARISTO VEIGA, 154, SALA 01 - PARTENON
PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90460110

CNPJ/CPF:09275226000170

Os dados informados na inscrição, tais como todas as informações de seu cadastro ou suas compras realizadas por meio de nosso sistema jamais serão divulgadas ou veiculadas em quaisquer circunstâncias. Nossa política de privacidade e segurança atende às determinações mais severas no que tange à preservação de seus dados pessoais e à proteção de sua experiência de compra. Os dados cadastrais são criptografados e armazenados em um banco de dados hospedado em servidor seguro, cujo acesso é restrito e a excelência em segurança é garantida por certificados digitais. Nossa empresa não armazena os dados de seu cartão de crédito. Para tanto, utilizamos as tecnologias mais modernas e seguras de pagamento junto às operadoras de cartão de crédito. Logo, os dados de seu cartão de crédito são criptografados e enviados diretamente para a respectiva operadora, sem inclusão em nosso banco de dados. Os dados cadastrais só serão acessados por nossa equipe quando, juntamente com o responsável pelos dados em questão, houver a necessidade de verificá-los para esclarecer dúvidas, informar cancelamentos ou quaisquer outros assuntos relacionados  ao evento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Artigo 49), em caso de desistência, que deverá ocorrer em, no máximo, 7 dias corridos após a compra, 48 horas antes do evento.  O cliente deverá solicitar seu cancelamento preenchendo o formulário para compras efetuadas pelo site ou telefone que daremos andamento a sua solicitação.através do telefone  (51) 8062.0262.

copyright © SOBRAMH - Todos direitos reservados.

bottom of page