top of page

No Espírito Santo, SOBRAMH inicia curso de extensão de temas fundamentais em MH

A Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH), volta ao Espírito Santo para capacitar mais uma turma de hospitalistas, ligados ao Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde vinculado à Secretaria de Saúde (SESA).

O coordenador educacional e vice-presidente da SOBRAMH, Altemar Paigel, deu boas-vindas aos profissionais, na aula inaugural que aconteceu nesta segunda-feira (9).


O Curso de Extensão de Temas Fundamentais em Medicina Hospitalar, conta com a participação de 46 profissionais que já atuam na MH, em cinco hospitais públicos, gerenciados pelo governo capixaba.

“A parceria com o Governo do Espírito Santo e ICEPi possibilitou mais visibilidade para o modelo assistencial hospitalista. Nesta etapa, vamos aprimorar o que os profissionais têm desenvolvido em suas atividades diárias, beneficiando a qualidade da assistência”, destacou Altemar.


A primeira aula abordou o tema: Ser Hospitalista – Princípios e rituais da Medicina Hospitalar, conduzida pelo médico e presidente da SOBRAMH, Fabrício Fonseca. A continuidade da aula está programada para acontecer no dia 16 de setembro.


Nos próximos meses, os profissionais vão rever temas relacionados à Transição de Cuidados; Planejamento Terapêutico; Integração de EGA, NIR e MH; Manejo em Sintomas em Cuidados Paliativos, entre outros temas essenciais para boa prática assistencial.


Medicina Hospitalar no Espírito Santo


Em 2021, o estado capixaba, implementou os processos de trabalhos da medicina hospitalar nos hospitais: Hospital Estadual Dório Silva (HDS), na cidade da Serra, Região Metropolitana da Grande Vitória; Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória – Unidade Milena Gottardi; Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HEINSG), unidade Santa Lúcia, em Vitória; Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV), em Vila Velha; Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica, Região Metropolitana da Grande Vitória; Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, norte capixaba; Hospital Maternidade Silvio Ávidos (HMSA), em Colatina; Hospital São José do Calçado em São José do Calçado, sul capixaba.


O investimento feito ICEPi impactou em bons resultados na assistência: melhoria na gestão do corpo clínico, mais envolvimento das equipes durante as atividades assistenciais, por meio de rounds e visita multidisciplinares – favorecendo na redução do tempo médio de permanência e giro de leitos.


O trabalho que a SOBRAMH realizou em sete hospitais do Espírito Santo foi por meio de assinatura de um termo de cooperação com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI), ligado à Secretaria de Saúde (SESA) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

 





Comments


Notícias
Artigos e Atualidades
Cursos e Treinamentos
Congressos e Seminários
bottom of page