Temas como o Avanço da Inteligência Artificial e a Certificação do Hospital Primavera, marcam o 5° Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar
Porto Alegre (RS), cidade onde nasceu a Medicina Hospitalar no Brasil, durante dois dias, recebeu médicos, enfermeiros, gestores da área da saúde, no 5° Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar, promovido pela SOBRAMH.
O evento, que ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro, proporcionou uma rica troca de experiências e conhecimentos sobre os avanços mais recentes na área da Saúde. A quinta edição do congresso também foi marcada pela transmissão on-line, para que os temas tratados no evento pudessem ser compartilhados com profissionais de vários locais do país.
No discurso de boas-vindas, o presidente da Sociedade, Fabrício Fonseca, destacou a importância de retornar ao Rio Grande do Sul, depois de tantas incertezas, devido à tragédia climática que afetou todo o Estado, em maio deste ano. “Retornar com o evento em 2024 para Porto Alegre, após todo o crescimento obtido no entendimento o que é Medicina Hospitalar e como o modelo disseminado em território brasileiro, mostra a força e a evolução que o tema teve ao longo de todos estes anos”, afirmou Fonseca.
No primeiro dia do Congresso, a médica do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, Helen Valentim, abordou a importância de manter um plano de gerenciamento de catástrofe. A especialista provocou uma reflexão entre os participantes sobre os processos de planejamento, treinamento para minimizar os efeitos dos desastres, garantindo uma imediata assistência, principalmente para as pessoas que foram atingidas.
Os participantes também assistiram temas atualizados da área, focados na Qualidade e Segurança Assistencial; o papel e o crescimento da Enfermagem Hospitalista; Inteligência Artificial na Saúde. A experiência da IA, nos Estados Unidos foi abordada pelo médico da Mayo Clinic – Shant Ayanian e os avanços no Brasil, debatidos pelo médico Rodrigo Cordesco, da Sociedade Beneficente Israelita Brasileiro Albert Einstein. Além do Shant, mais três médicos trouxeram suas experiências e atuações dentro da Mayo Clinic.
A Mayo Clinic, por vários anos consecutivos, é considerado o melhor complexo hospitalar dos Estados Unidos e referência mundial.
O médico americano Neil Winawer destacou os avanços e crescimento da Medicina Hospitalar. Winawer é mestre clínico e professor, da Faculdade de Medicina da Universidade Emory.
No último dia do evento, os palestrantes debateram os desafios do Comanejo Clínico; conhecimentos essenciais para os profissionais da saúde, durante o processo de acolhimento, dentro dos Cuidados Paliativos, além de ferramentas gerenciais focadas em bons resultados, para manter a eficiência, evitar desperdício de recursos e qualificar a assistência ao paciente.
Trabalhos em destaques e Premiações
A Comissão Científica do Congresso recebeu 76 trabalhos científicos e três deles tiveram a oportunidade de apresentar os resultados dos estudos para o público, de forma oral. Os demais, foram expostos em totens – possibilitando a visibilidade para todos os frequentadores do evento.
O público presente acompanhou a certificação do primeiro hospital do Brasil – dentro do modelo assistencial hospitalista. O Hospital Primavera, em Aracaju (SE), recebeu o certificado e o selo prata - atestando seu alto nível de qualidade.
Participaram da solenidade de entrega: o presidente da SOBRAMH, Fabrício Fonseca, membros da Comissão Certificadora: presidente, Altemar Paigel e as enfermeiras consultoras, Karen Duarte e Daniela Castro. Do lado do Hospital Primavera, estiveram presentes e receberam a premiação: gerente assistencial e coordenador médico da Medicina Hospitalar, Marcello Menezes de Oliveira; as enfermeiras da MH, Thalytta Goes Matos Santana e Ray-Anne Soares Santos; os médicos hospitalistas, Enilson Vieira Moraes e Silas Lawley.
Comments