Atividade aconteceu de forma on-line com participação dos profissionais da saúde e gestores
Os conceitos da Medicina Hospitalar foram levados aos profissionais da saúde e gestores do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), em uma reunião on-line realizada nesta quinta-feira (9). A iniciativa garantiu à Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) mais um espaço para falar não apenas dos princípios, mas dos resultados obtidos com a implementação do modelo assistencial.
O representante da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH), Altemar Paigel, abordou os principais pontos do modelo. Isso inclui a importância do trabalho em equipe, o foco no paciente, assim como avaliação de desempenho, melhoria contínua, educação continuada, entre outros.
De acordo com Paigel, também foram levadas as experiência de implementação do modelo pelo país, com vários cases de sucesso. São resultados que vão desde a redução de custos dos hospitais de 12% a 15%, até a diminuição do tempo de permanência do paciente de 15% a 20%, chegando a ultrapassar esse índice em muitos casos.
“O objetivo da SOBRAMH é disseminar o modelo hospitalista pelo Brasil. Ou seja, compartilhar know-how para que se potencialize os impactos positivos que a Medicina Hospitalar pode causar na assistência”, afirma.
CONVITE
A participação da SOBRAMH para falar sobre os conceitos da Medicina Hospitalar foi um convite do médico Fernando Mallet Soares Paragó. Ele é presidente da Comissão de Gerenciamento de Risco do HFASP e um entusiasta do modelo hospitalista. Isso porque já conferiu de perto as ações de melhorias em qualidade e segurança assistencial provocadas pela MH.
“Buscamos apresentar ao corpo clínico, enfermagem e demais profissionais os conceitos da Medicina Hospitalar. Para, quem sabe, fazer algumas mudanças para implementar o modelo na instituição”, afirma o capitão Paragó.