Iniciativa da ANS e Hospital Moinhos de Vento vai padronizar as métricas que serão utilizadas em hospitais filantrópicos e privados de todo o país
O Projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Hospital Moinhos de Ventos, concluiu as entregas de um trabalho realizado ao longo de três anos. A iniciativa possibilitou a criação de um Sistema de Informação Hospitalar (Sihosp) para mensurar e comparar o desempenho das instituições de saúde, o qual contou com a participação da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) para a sua concretização.
A SOBRAMH fez parte do Comitê Gestor, ao lado das entidades responsáveis pela iniciativa, além dos hospitais que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Os quais são Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio Libanês. O trabalho definiu as métricas que serão empregadas com o objetivo de promover a melhoria da qualidade dos serviços hospitalares.
O projeto e inédito no Brasil e vai garantir a padronização dos indicadores em hospitais filantrópicos e privados de todo o país. Além disso, busca disponibilizar informações à sociedade que gerem maior poder de decisão para a escolha dos prestadores, bem como contribuir para a tomada de decisão dos gestores no âmbito da saúde suplementar.
De acordo com o presidente da SOBRAMH, o médico André Wajner, a colaboração da sociedade nesse projeto, como única entidade não hospitalar, foi muito significativa. Isso porque representou mais um importante passo para o reconhecimento do modelo hospitalista como uma excelente alternativa para a otimização da saúde.
“Para a Medicina Hospitalar, trabalhar com indicadores em saúde é fundamental tanto na avaliação como no monitoramento da qualidade assistencial prestada. Assim como para garantir o melhor desfecho e a segurança do paciente”, afirma Wajner, que é um dos percussores do modelo centrado no paciente no Brasil.
O que é o SIHOSP
O Sistema de Informação Hospitalar (Sihosp) trata da adição e construção de indicadores detalhados, parâmetros de ajustes de risco e comparabilidade entre os hospitais. Ou seja, um sistema informatizado de coleta de dados, análise e gestão, administrado pela ANS.
A ferramenta para medir o desempenho assistencial conta com 14 indicadores gerais e 49 indicadores para as linhas de cuidado. Eles já foram implementados em 15 instituições hospitalares nas cinco regiões brasileiras.
Com isso, monitorar a qualidade da assistência fornecida pelas instituições e serviços vai ser uma realidade. Dessa forma, apontando quais as lacunas para aprimoramento e gerando uma maior eficiência do setor.
O projeto desenvolveu, ainda, um sistema para viabilizar a coleta e a visualização dos resultados dos indicadores. Dessa forma, quer incentivar a busca por qualificação e organização da qualidade assistencial dos hospitais brasileiros. Além disso, permitir a construção de bases de dados para estimular a mudança do processo de remuneração baseada em desfechos.