Atividade vai trazer os resultados e as experiências dos profissionais envolvidos no projeto de implementação da Medicina Hospitalar
A Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) vai participar do 1º Fórum de Medicina Hospitalista do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). O evento acontece nesta quinta-feira (17), a partir das 14h, no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Vitória (ES).
A iniciativa quer discutir as vivências dos participantes do projeto de implementação da Medicina Hospitalar, realizado pela SOBRAMH em parceria com o governo do estado. Além disso, o Fórum também vai trazer os resultados e índices alcançados nos últimos seis meses.
Quem realiza é a Coordenação do Projeto de Qualificação da Rede Hospitalar do ICEPi, com o objetivo de reunir os profissionais dos hospitais participantes do projeto. São eles: Hospital Maternidade Sílvio Ávidos, Hospital Estadual Dório Silva, Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) e Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV).
Palestra e mediação
O secretário de Saúde do ES, Nésio Fernandes de Oliveira Júnior, fará a abertura do 1º Fórum de Medicina Hospitalista. Em seguida, acontece a palestra do presidente da SOBRAMH, André Wajner, um dos pioneiros da Medicina Hospitalar no Brasil. Ele vai abordar o tema “Como agregar valor ao paciente hospitalizado através do modelo assistencial baseado em medicina hospitalista”.
O consultor da SOBRAMH junto ao projeto no Espirito Santo, o médico hospitalista Cláudio Nunes, também estará presente no evento. Ele fará a mediação durante a apresentação dos cases dos quatro hospitais, bem como dos indicadores alcançados onde o modelo hospitalista está em pleno funcionamento.
Projeto pioneiro
O trabalho da SOBRAMH iniciou em setembro do ano passado, levando o modelo assistencial hospitalista para a realidade do estado. De lá pra cá, os resultados apontam a otimização da assistência. Ou seja, com mais qualidade e segurança para os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além da tutoria, também foram realizadas atividades educacionais e de capacitação junto aos profissionais envolvidos e os gestores.
Hoje, os Serviços de Medicina Hospitalar implementados nos quatro hospitais contam com 21 médicos, três supervisores médicos e 13 enfermeiros. Mas a expectativa é de ampliar a parceria da SOBRAMH com Secretaria Estadual de Saúde (SESA), para levar o modelo assistencial a todos os hospitais que integram a rede pública estadual.
De acordo com Wajner, “esse é um projeto que tem mudado a realidade da saúde no Espírito Santo. Portanto, temos muito orgulho em fazer parte desse novo capítulo na assistência prestada à população”.