Estreia da iniciativa da SOBRAMH reuniu profissionais da saúde do Brasil e do exterior
A primeira transmissão ao vivo da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) trouxe à discussão a experiência da Prevent Senior no combate à Covid-19. Em sua estreia, na última quarta-feira (13), a live da SOBRAMH contou com a participação do médico Sérgio Silveira Jr., diretor de gestão da Prevent Senior. O grupo paulista que reúne hospitais e pronto-atendimentos foi responsável pelo atendimento do maior número de casos da doença, em todo o território nacional. Ao todo, já são mais de 1.600 internações de pacientes infectados e de suspeitos de infecção.
“Nos tempos de incertezas, como na era da pandemia por coronavírus, cada vez mais é importante a troca contínua de informações, conhecimentos e experiência entre diversos profissionais e gestores de saúde, de todo o Brasil”, ressaltou o presidente da sociedade, André Wajner, idealizador da iniciativa.
➡️ Vem mais por aí!
Como resultado do sucesso do evento, a entidade está programando repetir a dose. Segundo Wajner, “esse é um dos papéis da SOBRAMH e, por isso, de forma quinzenal, estaremos realizando lives para os nossos sócios”. A próxima já tem data marcada: dia 25 de maio, às 19h, com o tema “Experiências no enfrentamento da epidemia por COVID-19 em uma região sob lockdown”. Na oportunidade, o secretário-geral da SOBRAMH, Alexandre Guilherme Ribeiro de Carvalho, e o diretor Gustavo Duarte Rodrigues, vão falar sobre o que estão vivenciando no Maranhão. De acordo com as últimas atualizações do governo do estado, já são mais de 13 mil casos registados, mais de 3 mil suspeitos e 576 óbitos.
👉 Youtube
A live contou com mais de uma hora de duração. A gravação pode ser conferida no canal da SOBRAMH no Youtube. Acesso o link aqui.
Medicina Hospitalar e a Covid-19
A estreia da iniciativa da SOBRAMH teve a participação do nefrologista Sérgio Silveira Jr. Ele integra a diretoria da sociedade e é um dos importantes nomes da Medicina Hospitalar, no País. Sérgio é diretor de gestão da Prevent Senior, que trabalha com equipes dedicadas de médicos hospitalistas já há alguns anos. De acordo com ele, a Medicina Hospitalar é fundamental e necessária no resultado clínico dos pacientes covid. Ou seja, o hospitalista treinado, que está na prática do dia-a-dia, vai agregar diversos valores ao manejo dos infectados. “Acima de tudo, ele vai observar o paciente de uma forma integral, globalizada e mais assertiva, garantindo o direcionamento a outro especialista de maneira mais rápida. Mais do que isso, vai ter a capacidade de tomada de decisão imediata.”, reforça.
Em outras palavras, Sérgio afirma que esse é o modelo mais adequando para manter uma linha de conduta desse paciente. Ao mesmo que é de extrema complexidade, modifica os seus parâmetros clínicos de forma muito rápida. “Se a Medicina Hospitalar precisasse passar por um teste, essa pandemia veio para testar e difundir o modelo no Brasil. Somos um dos poucos países em que ela ainda não é, formalmente, uma especialidade com treinamento específico”, diz. Dessa forma, ele ressalta que ainda é preciso a disseminação, de forma mais ampla, da formação de profissionais que tenham uma competência clínica e de gestão.
Live SOBRAMH
Sérgio também agradeceu o convite para ser o primeiro a participar da iniciativa realizada pela SOBRAMH. Atualmente, nesses tempos de pandemia, ele acredita que a atitude tomada pela sociedade favorece a troca de experiências. Além de viabilizar a melhora na qualidade de atenção para esse perfil de pacientes. “Sendo assim, levar aos médicos e equipes multiprofissionais, envolvidas com a Medicina Hospitalar, apresentações em tempo real sobre os principais temas envolvidos no atendimento hospitalar é fundamental para criar um elo de união entre os diferentes profissionais”, destaca.
Prevent Senior
Sérgio atua há cinco anos na Prevent Senior, considerada a maior operadora de saúde do país na venda de planos individuais. São mais de 450 mil clientes. Localizada na cidade de São Paulo, conta com 51 unidades próprias, compostas pelos Hospitais e Prontos-Atendimentos Sancta Maggiore, Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Dermatologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação.
Confira o que os participantes acharam da iniciativa:
“Achei a live dinâmica, com informações claras e relevantes sobre o combate à Covid 19, na prática, transmitidas por quem está obtendo sucesso na linha de frente em um dos estados mais atingidos pela doença, no Brasil.”
Talita Lelis, coordenadora médica da UPA parque são Cristóvão (RJ)
“Gostei bastante e o que foi falado foi bem interessante… Faltou explorar mais a experiência do público que lá estava.”
Ângela Castello Branco, doutoranda em Lean Healthcare, em Aveiro, Portugal.
“Achei excelente. Objetiva e bastante esclarecedora. Uma excelente forma de absorvermos informações de qualidade em pouco tempo. Certamente, deveriam repetir a iniciativa.”
Gustavo Guimarães, diretor assistencial corporativo do
Instituto de Gestão e Humanização (IGH), em Salvador (BA)
“Iniciativa importante para o momento e o tema foi bem explorado por todos. Pena que o tempo foi insuficiente para responder a todas as questões e participaria de outro evento, pois acompanho a SOBRAMH desde o início.”