Visita aconteceu à instituição sergipana que é referência no modelo hospitalista
Encerrando as atividades em 2019, o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH), André Wajner, conheceu como está sendo aplicado o modelo hospitalista na Rede Primavera, em Aracaju (SE). A visita aconteceu no dia 26/12, com a presença do presidente da Rede, Wagner Oliveira, o coordenador médico do Internamento e vice-presidente da SOBRAMH, Enilson Vieira, e o diretor de Saúde, o médico Jonas Rytholz. “Tenho muito orgulho em ver o crescimento da Medicina Hospitalar na instituição, com a melhora na assistência e na segurança do paciente, o que contribui para o fortalecimento do modelo no país”, afirma Wajner.
Vieira explica que a ideia em implantar a Medicina Hospitalar (MH) surgiu já em 2011, mas desde 2015 é que o modelo vem sendo trabalhado. De acordo com o coordenador médico, “conseguimos evoluir para o sistema que temos atualmente e que apresenta resultados marcantes, como a redução no tempo de internação, a redução de desfechos graves com o time de resposta rápida e a redução das glosas”.
Ao todo, são dez médicos hospitalistas, atendendo a quatro andares com 88 leitos, em uma atuação multidisciplinar e projeto terapêutico individualizado. Hoje, o serviço é considerado um dos maiores no Nordeste. Segundo o vice-presidente da SOBRAMH, “temos a percepção de que caminhamos muito até aqui e isso nos estimula a mantermos o foco na qualidade assistencial, na segurança dos pacientes e na parceria da Medicina Hospitalar com a alta gestão do hospital para o alinhamento com as estratégias da empresa”.
Qualidade
Para o gestor da rede, Wagner Oliveira, a opção em buscar o modelo hospitalista veio ao encontro das necessidades da instituição. “Senti as particularidades do mercado e a Medicina Hospitalar atua de forma prática e objetiva, garantindo maior integração com os pacientes em mais qualidade na assistência”, destacou. Ele ressalta que, a partir de janeiro, inicia a primeira etapa de ampliação e modernização do hospital. Junto às melhorias e a implementação de novas práticas, também está prevista a ampliação da equipe de MH.
Rede Primavera
Com dez anos de atuação, a Rede Primavera conta com um hospital de 110 leitos e mais seis unidades de saúde, localizadas em Aracaju e Itabaiana. Possui atendimento diferenciado em urgência e emergência 24h, diagnóstico, exames laboratoriais, cirurgias de pequeno, médio e grande porte, entre outros, voltado a convênios e particular.